Vivemos em plena crise ambiental e já todo o mundo percebeu que, se não alterarmos os nossos hábitos de consumo, será impossível manter o mesmo estilo de vida que temos actualmente no futuro próximo. As alterações climáticas potenciadas pela intervenção humana, a limitação dos recursos naturais e a falência dos sistemas sociais aproximam-nos a passos largos do colapso, para o qual os especialistas têm vindo a alertar nas últimas décadas com cada vez mais urgência. Mas só agora parece que as autoridades acordaram para esse necessidade.
Com isso, tem havido um reforço da mensagem que necessitamos de reduzir o nosso consumo diário, promovendo antes a reutilização e até mesmo a reciclagem. São os chamados 3 R e nem sequer são nada de novo. No entanto, a consciencialização da sustentabilidade ambiental tem levado a que adoptemos cada vez mais comportamentos verdes no nosso quotidiano e que surjam ferramentas digitais para nos auxiliar nesse objectivo.
O mundo editorial dos livros não é diferente. Há cada vez mais leitores a procurar por livros usados, seja em feiras ou em alfarrabistas, mas também em sites e plataformas online, em que são trocadas e vendidas obras em segunda m\ao. É uma forma de adaptar a literatura a um futuro mais sustentável e integrado, aliando hábitos de leitura a comportamentos mais ecológicos, reduzindo a produção sem diminuir o consumo artístico.
São vários os benefícios em comprar livros em segunda mão, tanto para o leitor como para o planeta em geral. Mas foquemo-nos nos primeiros. Afinal de contas, só agindo localmente é que podemos criar um impacto global. E isso reflecte-se mesmo nas pequenas acções, que por mais insignificantes que pareçam, nunca o são verdadeiramente. É o chamado efeito borboleta: o bater de asas de uma borboleta pode vir a provocar um furacão no outro lado do mundo.
A principal vantagem em adquirir livros em segunda mão será, sem dúvida, o poder arranjar livros a um preço muito mais acessível. Até porque os livros novos são particularmente caros. Além disso, muitas vezes as edições antigas têm capas diferentes, que até podem ser mais interessantes. Com isso, pode comprar livros mais frequentemente, aumentando a sua biblioteca a um ritmo mais veloz, com aqueles títulos que realmente quer ler e os quais não quer deixar passar. Mas não só. Muitas vezes, comprar livros usados significa adquirir livros com apontamentos úteis, já sublinhados e anotados, que podem ajuda-lo a interpretar a história ou, se for um livro técnico, a ser um óptimo auxiliar de trabalho. Finalmente, lembre-se que existem livros antigos que são verdadeiros tesouros. Edições descontinuadas, obras raras e outras particularidades podem levar a que alguns títulos valham milhares de euros junto de colecionadores. Quem sabe se não estará na posse de algum tesouro sem o saber?
Os alfarrabistas sempre foram locais de eleição para os amantes das Letras. Os alfarrabistas são verdadeiros tesouros onde se acumulam vários livros antigos e em segunda mão, onde é possível ter acesso a obras a preços mais baratos e, muitas vezes, a títulos que já não se encontram sequer à venda nas livrarias. Hoje em dia existem cada vez menos alfarrabistas, que têm vindo a acabar devido ao capitalismo galopante e a outros factores externos como o aumento as rendas das lojas para valores proibitivos, por exemplo, mas continuam a ser a melhor forma para comprar livros usados.
Em plena era digital, a internet veio revolucionar por completo as nossas vidas, alterando significativamente a forma como trabalhamos, como comunicamos e até como consumimos. O potencial da internet é incrível e as novas ferramentas digitais vieram optimizar o nosso dia-a-dia. E isso inclui o acesso a livros usados e em segunda mão. Pela internet têm-se multiplicado várias plataforma para a compra e venda de livros em segunda mão e nas redes sociais, como no Facebook, têm sido criados alfarrabistas virtuais, que fazem a transição para o mundo digital dessa experiência de fazer compras de livros usados.
Finalmente, mas não menos importante, destaque para os sites de classificados. Estas plataformas também cresceram com o advento da internet, permitindo às pessoas desfazerem-se de coisas que têm em casa e das quais não dão uso. É em plataformas como o bookwish que encontramos também muitas oportunidades de livros em segunda mão, a preços mais acessíveis e em óptimas condições de conservação.
Inicia a sessão para poderes comentar.
Sem ti não conseguimos melhorar. Apoia a nossa plataforma e ajuda-nos a crescer como uma comunidade de bookwishers.
Quero apoiar!