Uma comunicação eficaz e eficiente é uma competência extremamente útil no dia-a-dia, tanto a nível pessoal como especialmente profissional. Não importa a sua área de intervenção, uma comunicação clara e concreta pode ajudar a atingir todo o seu potencial e objetivos propostos de forma mais rápida, integrada e sustentada. Além disso, é ainda um traço forte de personalidade, contribuindo para o seu carisma. Assim, uma comunicação eficiente é fundamental no trabalho, mas também na vida pessoal, pois é assim que transmitimos as nossas mensagens e nos relacionamos enquanto seres humanos. Algumas pessoas são melhores que outras e comunicar com menos palavras, mas no fundo tudo é uma questão de treino e de hábito. Maus comunicadores podem melhorar com treino, prática e, sobretudo, dedicação e exigência. Uma forma de o fazer é através do estudo de livros sobre o tema. Na internet encontra uma vasta lista de títulos dedicados a este tópico e o mais difícil é mesmo saber por onde começar. A verdade é que existem livros que mudam uma vida e quando estamos a falar de temas tão específicos como este, é mesmo importante saber quais escolher. Por isso, damos-lhe uma ajuda ao eleger algum títulos que o irão ajudar certamente a melhorar a sua comunicação.
O clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, é o mais bem sucedido livro de sempre na literatura motivacional. Foi publicado no ido ano de 1937, mas continua a ser lido e recomendado nos dias de hoje por especialistas e grandes comunicadores. Tudo se baseia na perceção do autor de que o êxito, tanto pessoal como profissional, tem pouco a ver com conhecimentos profissionais, mas sim com a mensagem que passamos, na forma como entusiasmamos terceiros e assumimos a liderança. Numa altura em que o empreendedorismo é quase uma religião, o livro de Carnegie tornou-se mais lido do que nunca, provando que é uma obra intemporal.
Marshall B. Rosenberg criou, com a ajuda de vários colegas, um tipo de comunicação que batizou de não-violenta, com o objetivo de melhorar as relação interpessoais e, consequentemente, diminuir a violência no mundo. Este método, que ficou cristalizado num livro homónimo, foi sendo aplicado em vários programas de paz ao longo dos anos e em diferentes pontos do mundo, do Ruanda ao Sri Lanka, passando pela Croácia e pela Irlanda, o que demonstra bem a sua eficácia. É uma linguagem inclusiva, que se baseia na mediação e na definição de conflitos, com o objetivo de melhorar a clareza de situações em que a comunicação não é a melhor.
Existem vários tipos de comunicação, além da verbal. É o caso da corporal e da não-verbal, que muitos de não não prestamos atenção, mas que é tão ou mais importante ao passar uma mensagem do que a própria linguagem. Henrik Fexeus é um mentalista sueco que se tem especializado a identificar e a relacionar a linguagem corporal com as características pessoais de cada um de nós, como se fosse possível ler os pensamentos através de como se move uma pessoa ao comunicar. O seu livro “A Arte de Ler Mentes” é aquele em que melhor explica este processo.
A forma mais eficaz de melhorarmos é reconhecermos que não somos perfeitos e perceber onde errámos. Não é uma forma de auto depreciação, mas sim uma estratégia de crescimento, através de conquistas regulares. O livro “A coragem de ser imperfeito”, de Brené Brown, partiu de uma pesquisa inovadora sobre a vulnerabilidade humana na sociedade moderna, em que o autor recorre a dados científicos para refletir sobre os grandes desafios do quotidiano. Um desafio a todos nós a melhorarmos a nossa vida, através de pequenas mudanças graduais na forma como comunicamos.
Inicia a sessão para poderes comentar.
Sem ti não conseguimos melhorar. Apoia a nossa plataforma e ajuda-nos a crescer como uma comunidade de bookwishers.
Quero apoiar!