A importância da leitura para as crianças

A importância da leitura para as crianças

A prática recorrente da leitura é extremamente benéfica para qualquer pessoa, mas ainda mais para as crianças. Basta olhar para os estudos científicos que mostram que os mais novos que leem regularmente têm um vocabulário mais vasto e alargado do que os que não têm essa prática consolidada no seu dia-a-dia. Mas os benefícios da leitura junto dos mais novos não se fica por aí. É também natural que um maior hábito de leitura ajuda os jovens a perceber melhor uma maior variedade de temas, tornando-se adultos mais preparados para o mundo e para a vida pessoal e profissional. Também é natural que uma criança com um maior hábito de leitura melhore as suas capacidades cognitivas, de pensamento crítico ou de reflexão. Mas não só. Há todo um mundo de vantagens, estruturais e pessoais, que deviam fazer com que se tomasse mais atenção à leitura, adotando-a como uma prioridade no crescimento das nossas crianças.
 

Vantagens a curto e a longo prazo

Os benefícios da leitura nas crianças regista-se a curto e médio prazo, como já verificámos de forma resumida nos parágrafos anteriores, mas também a longo prazo. Segundo vários estudos que tem sido realizados, crianças que leem mais desde uma idade mais jovem, têm mais chances de se virem a tornar em adultos bem-sucedido. É fácil perceber as razões para isso. É que, ao adotarem hábitos de leitura regulares, os jovens estão a preparar-se melhor para o sucesso escolar e, consequentemente, a preparem-se para uma vida profissional de maior sucesso. Além disso, estimulam e adotam várias competências pessoais e profissionais, que beneficiam os jovens a longo prazo. As crianças que leem não se tornam apenas melhores leitores e conversadores; ganham literacia num maior número de assuntos, desenvolvendo a sua capacidade de comunicação, expressando-se mais e melhor e desenvolvendo a sua fluência. E não existe nada que estimule da mesma forma estas características do que a leitura.
 

Um exercício para o cérebro

Toda a gente sabe como é importante a prática regular de atividade física. A leitura é como se fosse ao desporto do cérebro, arrancando-o de uma existência sedentária e estimulando o seu desenvolvimento. E isto, numa idade precoce, ajuda a aumentar os estímulos das sinapses do cérebro, estimulando também a sua concentração, o que é extremamente importante no mundo em que vivemos. Em plena era digital, em que vivemos rodeados de ecrãs, os estímulos visuais são tão constantes que acabamos por nos perder no meio de tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo. Não é por acaso que, apesar de estarmos na era da informação, cada vez soçobramos mais às notícias falsas e outras estratégias de desinformação. Por isso, a leitura regular pode ajudar a combater estas distrações, tornando-nos mais racionais, íntegros e concentrados perante o mundo que nos rodeia.
 

Aumenta a sede de saber

Diz o adágio que o saber não ocupa lugar e raramente a sabedoria popular se engana. De facto, ler mais leva consequentemente a saber mais, sobre mais assuntos, o que nos permite ter uma postura no mundo e na sociedade mais ativa, construtiva e sustentada. E, além disso, a leitura estimula o prazer por aprender mais, encorajando a descobrir mais e melhor. A dimensão pedagógica da leitura é, portanto, incalculável, já que cria um efeito exponencial e potenciador. E isso reflete-se não só na criança, mas também nos seus pares, já que esta vai influenciar decisivamente aqueles com quem lida, nomeadamente a sua família, amigos e colegas. É como se a leitura fosse uma espécie de bichinho que se transmite, de forma saudável e benéfica para todos aqueles a que são expostos ao fantástico mundo dos livros.
 

Mais imaginação, mais criatividade e mais empatia

É fácil entender que uma criança que leia mais esteja mais aberta a diferentes perspetivas do mundo, adotando valores mais tolerantes, igualitários e multiculturais. Também é fácil perceber que estas crianças acabam por saber mais sobre mais coisas, mesmo que não tenham conhecimento técnicos e específicos sobre determinados temas. E tudo isso ajuda-os a adquirir competências pessoais e profissionais, que serão fundamentais para o seu futuro. Mas não só. A leitura estimula a imaginação e a criatividade, que são também duas soft skills que são cada vez mais valorizadas nos dias de hoje. Numa altura em que somos cada vez mais formatados, permitir pensar fora da caixa é um luxo que nem toda a gente se pode dar ao luxo. Além disso, os livros não são apenas uma forma de entretenimento lúdico ou escapista (e também não há nada de mal com isso), são igualmente uma forma de empatia e de perceber melhor os outros e a si próprio.

 

 


Apoia a nossa plataforma!

Sem ti não conseguimos melhorar. Apoia a nossa plataforma e ajuda-nos a crescer como uma comunidade de bookwishers.

Quero apoiar!
Bookwish